Dieta da USP original: a polêmica dieta que emagrece 14kg

Ela já foi sucesso na década de 90, e mesmo hoje ainda é muito procurada. Chega a ser polêmica e muitos dizem que é possível emagrecer 14kg em 14 dias. Conheça a Dieta da USP original.

Quando se fala em dieta, logo vem à cabeça a ideia de passar fome e cortar alimentos do prato. Mas esse conceito foi se perdendo com o tempo. Ao menos, muitos especialistas e nutricionistas não vêem vantagens na restrição de alimentos e elaboram dietas menos restritivas. Mas vamos falar aqui de uma dieta à moda antiga, a popular e polêmica Dieta da USP original.

Dieta da USP Original?

Apesar do nome, não se sabe ao certo sua origem. A universidade nunca confirmou a autoria dessa dieta por parte de um de seus especialistas. Circulam pela internet diversas variações da dieta, mas a que apresentaremos mais adiante é a Dieta da USP original.

Esse roteiro de alimentação foi elaborado para ser seguido durante sete dias, podendo ser repetido por no máximo mais sete. A Dieta da USP original foca em uma alimentação diária hipocalórica (baixa ingestão de calorias). Além disso, ela praticamente elimina os carboidratos da alimentação, colocando em seu lugar muitas proteínas e gorduras.

Fala-se que é possível perder até 14 quilos em duas semanas, embora é claro esse número possa variar.

Dieta da USP: polêmica e altamente restritiva

Você conseguiria passar mais da metade de um dia com praticamente dois ovos cozidos no estômago? Pois é assim que começa a Dieta da USP. Ela realmente se caracteriza pela pouca quantidade de alimentos a serem consumidos. A ideia é baixar ao máximo o consumo de carboidratos, consumindo em seu lugar fontes de proteínas.

Dieta da USP Original: alimentação restrita
Com a Dieta da USP é preciso “fechar a boca” mesmo.

O resultado realmente é rápido e a perda de peso acontece principalmente devido à grande eliminação de líquidos que ocorre com a falta de carboidratos, especialmente nos primeiros dias. Essa diminuição no consumo de carboidratos ainda leva à perda de massa magra e também à diminuição de energia. Por isso, não é recomendado a prática de atividades físicas durante a Dieta da USP.

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Essa grande limitação no consumo de alimentos e substâncias gera discussões. Há quem defenda essa forma mais “agressiva” para se emagrecer e há quem critique, alertando para os altos riscos de uma alimentação restritiva para a saúde.

Cardápio completo da Dieta da USP Original

Primeiro dia

  • Manhã: Café preto sem açúcar (pode colocar adoçante)
  • Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
  • Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade

Segundo dia

  • Manhã: Café com bolacha tipo cream-craker
  • Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto
  • Jantar: Presunto à vontade

Terceiro dia

  • Manhã: Café com bolachas cream-craker
  • Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
  • Jantar: Presunto e salada

Quarto dia

  • Manhã: Café com bolachas cream-craker
  • Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
  • Jantar: Salada de frutas e iogurte natural

Quinto dia

  • Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
  • Almoço: Frango grelhado à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sexto dia

  • Manhã: Café com bolachas cream-crakers
  • Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sétimo dia

  • Manhã: Café com limão
  • Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade
  • Jantar: Comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas

Observações importantes:

  1. Ao final da primeira semana, você pode reiniciar novamente a partir do cardápio do primeiro dia. Não é recomendado seguir a dieta por mais de duas semanas.
  2. Ervas permitidas para consumo: agrião, chicória e alface. Você pode beber água, café e chá o dia inteiro.

Nossa opinião sobre a Dieta da USP original

Dieta da USP? Será?Somos à favor das dietas como uma forma de se “educar” na hora de comer. Acreditamos que evitar o consumo de determinadas substâncias e vitaminas pode causar sérios problemas à saúde.

Então, somos contra as dietas excessivamente restritivas como a Dieta da USP!

Passar longos períodos sem comer, consumir porções tão pequenas e ainda cortar tantas substâncias importantes da alimentação é uma forma extremamente agressiva de se emagrecer. É a clássica dieta para passar fome!

Ela funciona sim, afinal os carboidrato são cortados e o consumo de alimentos é mínimo. E é aí que mora o perigo! Emagrecer de maneira “forçada”, especialmente através da alta restrição de alimentos pode causar sérios problemas à saúde como a embolia, anemia e a facilidade para recuperar o peso perdido pouco tempo depois.

Uma dieta simples é muito mais eficiente

É o caso da Dieta de 21 dias. Elaborada por um especialista, essa dieta ficou famosa por possibilitar a perda de até 10 kg nas 3 primeiras semanas!

O segredo está na maneira de se alimentar, comendo de tudo mas de maneira organizada e sem passar fome.

Dieta de 21 dias: antes e depois da Alana

Dieta de 21 dias: antes e depois da Priscila

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9 Comentários

  1. essa dieta e horrível, deveria ter vergonha de colocar o nome dessa universidade, todos passam mal eu nem tive a coragem de me expor ao ridiculo com essa dieta

  2. Eu fiz a dieta dois anos atrás e deu certo perdi 12 quilos em 15 dias. Porém dois anos se passou engordei 20quilos. É que voltei comer exageradamente, mais estou tentando novamente a dieta da Usp, estou no terceiro dia estou de boa. Não estou passando mau, mais estou passando muita forme.

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