Meu marido não me procura mais. Como solucionar o problema?

“Meu marido não me procura mais para sexo”. Essa pode ser uma frase comum para vários casais. Afinal, existem muitos elementos que podem paulatinamente esgotar a rotina sexual das pessoas.

O que muitos não sabem é que problemas desse tipo estão ligados à saúde sexual. Portanto, eles devem ser monitorados com atenção e receber acompanhamento médico em casos de necessidade.

A falta de desejo sexual por parte do homem pode ser motivada por vários fatores. Uma das mazelas que atinge a masculinidade e pode diminuir o interesse do homem em procurar a(o) parceira(o) para o sexo é a perda de libido, ou simplesmente: a falta de desejo sexual.

Esse é um problema corriqueiro que merece tratamento adequado para sua solução. Infelizmente, muitos homens, pressionados pelo estereótipo de “super desempenho sexual” que recai sobre eles, enfrentam o acompanhamento médico relativo a sua saúde sexual como um tabu.

Elencaremos neste texto as possíveis causas e formas de tratamento da perda de libido e assim esclarecer alguns detalhes interessantes do tema, de forma a impedir cada vez mais que parceiros repitam que “meu marido não me procura” para atividades sexuais. Vamos lá!

“Meu marido não me procura”: a perda de libido como principal fator

A libido é o termo difundido cientificamente para definir o desejo sexual. Quando um homem sofre com a perda da libido, ele não sente vontade de fazer sexo em todas suas variações: seja coito, masturbação ou carícia.

O desejo sexual baseia-se em efeitos fisiológicos complexos. A falta de libido deve ser tratada como um problema de saúde como qualquer outro. Portanto, exige cuidados especiais e acompanhamento médico.

Existe uma condição que caracteriza a falta de libido: a frigidez, cientificamente conhecida como anafrodisia.

A frigidez é um fenômeno que pode atingir tanto homens quanto mulheres, porém com maior incidência nas mulheres. Já quanto aos homens, a frigidez masculina atinge apenas de 1 a 3% das pessoas com menos de 50 anos.

Até hoje é difícil definir os limites que separam a perda de libido de um fenômeno corriqueiro e normal para uma disfunção sexual que necessita de tratamento médico especializado. Afinal, o que pode estar por trás da frigidez masculina?

Raízes psicológicas podem explicar por que “meu marido não me procura”

Uma das principais causas relacionadas a perda da libido e que levam parceiros a falar que “meu marido não me procura” são os problemas de órigem psicológica.

Os principais gatilhos psicológicos, como pressões sociais, histórico de abuso sexual, ansiedade, entre outros são traumas comuns que reproduzem a falta de desejo.

Pessoas que têm problemas de libido desde o começo da vida sexual muitas vezes possuem um histórico de abuso ou questões referentes à sexualidade que não foram bem resolvidas.

Já quem começa a ter esse problema mais tardiamente na vida sexual, pode estar enfrentando um período de stress, pressão social, um momento profissional difícil, falta de confiança, baixa autoestima, crises no relacionamento, etc

Além desses problemas, as pressões sociais por performance sexual ou a repressão da orientação sexual, principalmente, também podem agravar problemas psicológicos geradores da frigidez masculina.

Entre outros fatores psicológicos que podem acarretar a perda do desejo sexual estão:

  • psicoses,
  • ansiedade,
  • estresse,
  • grandes traumas,
  • violência sexual,
  • luto,
  • desemprego,
  • entre outros.

Vale assinalar a questão dos problemas sexuais prévios. Disfunções como a ejaculação precoce e a disfunção erétil também podem criar traumas e frustrações ligadas ao ato sexual, que inibem a libido e reforçam drasticamente a frigidez masculina.

A sobrecarga de trabalho, por sua vez, é outro exemplo de fato gerador de gatilhos psicológicos extremamente danosos. Por exemplo:

  • jornadas extremamente longas;
  • demandas difíceis de serem cumpridas;
  • relações profissionais abusivas;
  • e autocobrança.

Todos os itens acima citados são exemplos de agravantes que afetam diretamente o desempenho sexual do homem ou da mulher.

Na ocorrência de causas psicológicas, além do acompanhamento de um urologista, o paciente deve procurar um tratamento realizado por um profissional da psicologia. O tratamento psicológico é desafiante e doloroso, além de poder gerar situações desconfortáveis para o homem, pois ele precisará vasculhar possíveis traumas do passado que ocasionaram a atual condição.

Raízes biológicas também podem explicar por que “meu marido não me procura”

Existem muitas condições biológicas que podem acarretar a frigidez masculina e a ausência do homem quando o(a) parceiro(a) reclamam que “meu marido não me procura”.

As principais condições ou doenças preexistentes que podem motivar a falta de libido masculina são:

  • problemas cardiovasculares;
  • obesidade;
  • condições hematológicas específicas;
  • algumas condições neurológicas, como Parkinson e epilepsia;
  • deficiência de testosterona;
  • ou alterações morfológicas no pênis.

Em casos comuns de desajuste hormonal, como a deficiência de testosterona, pode ser indicada reposição hormonal ou o uso de estratégias que estimulem a produção de testosterona pelo próprio corpo.

Além disso, há a opção de fitoterápicos, como a maca peruana ou o tribulus terrestris, cuja ação é menos comprovada, porém com alguns estudos demonstrando resultados positivos dos dois produtos como estimulantes sexuais.

O importante, no final das contas, é o acompanhamento médico adequado e personalizado para diagnosticar as particularidades de cada paciente e como a disfunção se manifesta nele. Os fenômenos ocorrem de maneiras específicas em cada corpo e o médico é a pessoa ideal para encontrar o melhor tratamento para cada situação.

Vamos falar um pouco sobre a importância do urologista para os cuidados da saúde sexual masculina.

Qual especialidade médica pode me ajudar a tratar a falta de libido?

O médico especializado em saúde sexual é o urologista. O acompanhamento de um profissional especializado é de fundamental importância para quem ainda tem problemas ou disfunções sexuais persistentes.

A consulta com um médico urologista pode ser feita tanto presencialmente como por meio de plataformas onlines de telemedicina seguras e bem respaldadas.

A falta de libido pode ser um fator de desequilíbrio no humor do homem e no das pessoas com quem se relaciona. O tratamento desta e de outras disfunções sexuais é uma questão séria e não pode ser protelada.

Portanto, se episódios em que o “marido não me procura mais” é uma recorrência constante e desgastante para o casal, procure o acompanhamento de um urologista e faça renascer a harmonia sexual entre ambos.

Esse artigo foi escrito pela Omens, plataforma direta, online e segura de acompanhamento da saúde sexual. Nossa equipe é formada por médicos urologistas certificados pela CRM e especificamente qualificados para teleconsulta

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sobre - Políticas - Contato
© 2024 Perfil Mulher - Todos os direitos recervados.