Shampoo ideal para o seu tipo de cabelo

Buscando o shampoo ideal para o tipo do seu cabelo? Dizem que nosso cabelo é a moldura do nosso rosto, por isso, ele precisa estar sempre bem cuidado. Muitas pessoas não sabem a importância de investir no shampoo certo.

Há alguns anos atrás não tinha muitas opções de shampoo para cabelos oleosos, misto ou tingidos, e as que tinha eram extremamente caras. Essa realidade mudou muito com o avanço da tecnologia, hoje é possível estudar  o tipo de fio que são muitos, e cada um exige cuidados e tratamentos específicos.

Clique aqui e conheça Happy Hair

Por isso, o shampoo deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de cabelo, e investir no shampoo certo vai te trazer muitos benefícios.

Quando você faz a análise da textura e das principais necessidades dos seus fios, você poderá escolher o shampoo que trará os melhores resultados para suas madeixas. Mas você sabe como essa análise é feita? Veja algumas dicas de como encontrar o shampoo ideal para seu tipo de cabelo.

Veja também: Cabelos coloridos: fotos e modelos para se inspirar.

Você precisa reconhecer a necessidade do fio

Para saber as necessidades que o fio precisa, é necessário analisar a textura, a forma e a espessura dos fios.

Geralmente os cabelos cacheados costumam ser mais frágeis, visto que o formato é espiralado o que não permite que a oleosidade natural consiga percorrer toda a extensão do fio.

Já os cabelos lisos costumam ser mais resistentes, visto que a oleosidade consegue percorrer de forma fácil toda a extensão do fio.

É por isso que pessoas com cabelo liso sofrem mais com a oleosidade. Vale lembrar que a necessidade do fio também pode variar de textura para textura. Quando um cabelo crespo é bem hidratado, que tem suas proteínas e nutrientes reposto com frequência, ele se torna muito mais forte do que os fios lisos que recebem apenas um cuidadinho básico com qualquer shampoo.

O investimento em um cronograma é a melhor maneira de descobrir o que seus fios andam precisando. No decorrer das três etapas o cabelo recebe diferentes estímulos e aquele ao qual ele responde melhor é o que deve ser reforçado.

Verifique os ingredientes

É de extrema importância conhecer os ingredientes dos produtos que usamos para os cuidados com o cabelo. Quando conhecemos os ingredientes sabemos quais deles são prejudiciais para a saúde dos fios.

Conhecer seu cabelo

Quando conhecemos nosso cabelo, fica bem mais fácil escolher o shampoo ideal.

Não é sobre conhecer apenas se ele é liso ou crespo, com frizz ou volumoso, é necessário identificar se há alguma outra característica especial a ser atendida pelas nossas madeixas. Veja o que devemos observar:

Cabelo fraco:

Para esse tipo de cabelo o ideal é usar shampoo para perda de cabelo que fortaleça os fios e folículos capilares. Os shampoos que tem em sua composição a cafeína e proteínas para crescimento são os indicados para cabelos frágeis.

Cabelo seco:

Geralmente os cabelos secos apresentam pontas duplas e são opacos, por isso, o recomendável é usar shampoos que proporcionem umidade, hidratação e maciez.

Cabelo oleoso:

Muitas pessoas que têm cabelo oleoso acreditam que eliminar toda a gordura produzida pelo couro cabeludo é o ideal. Porém, o ideal é apenas remover o excesso de oleosidade, pois nosso cabelo necessita  necessita da oleosidade natural para se manter saudável. O shampoo ideal para esse tipo de cabelo é os que possuem em sua composição a aloe vera.

Cabelos tingidos:

As pessoas que possuem cabelo tingido precisam parar de fazer chapinha com urgência. Os shampoos ideais são aqueles que possuem grandes quantidades de vitaminas e minerais para nutrir o cabelo e dar mais brilho e vitalidade.

Cabelos finos:

Os cabelos finos são encontrados facilmente em pessoas com cabelos cacheados, mas também pessoas com cabelos lisos. Os fios finos e lisos tendem a ser mais oleosos, portanto, é necessário usar produtos de formulação translúcida e leve, dando preferência àqueles sem sulfato. Já o condicionador deve ser usado apenas nas pontas. Usar shampoo com queratina também vai ajudar bastante no alinhamento dos fios.

Cabelos finos e crespos:

As pessoas que possuem cabelos finos e crespos onde a oleosidade natural não consegue atingir o fio completamente, é importante usar shampoos com formulações nutritivas, à base de óleos naturais, como óleo de coco. É importante lembrar de evitar shampoos que usem sulfatos ou sal na sua formulação.

Cabelos ressecados:

São muitas as causas do ressecamento do seu cabelo, entre elas estão, uso frequente de chapinhas e outras ferramentas de calor, o uso frequente de produtos químicos, entre outros.

Com todos esses usos o cabelo acaba ficando danificado, opaco, sem vida e quebradiço.

O ressecamento se dá pela falta de umidade no cabelo. Isso o deixa muito mais exposto às agressões que causam a perda da massa capilar. Para combater esse problema, o shampoo usado deve ser rico em nutrientes e em queratina, que é a proteína presente na fibra capilar que dá força e elasticidade ao fio.

Cabelos mistos:

Os cabelos mistos parecem ser um grande problema, não é? Afinal, as pessoas ficam em dúvida sobre quais os produtos indicados e como limpar o couro cabeludo oleosos e, ao mesmo tempo, nutrir pontas ressecadas. A resposta está nos shampoos.

Conheça Rosa Amazônica

O indicado para tratar esse tipo de cabelo são os shampoos detox, que também costumam ter aparência translúcida e conseguem purificar o couro cabeludo e hidratar as pontas dos cabelos em uma única lavagem.

 

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sobre - Políticas - Contato
© 2024 Perfil Mulher - Todos os direitos recervados.