Buscando o shampoo ideal para o tipo do seu cabelo? Dizem que nosso cabelo é a moldura do nosso rosto, por isso, ele precisa estar sempre bem cuidado. Muitas pessoas não sabem a importância de investir no shampoo certo.
Há alguns anos atrás não tinha muitas opções de shampoo para cabelos oleosos, misto ou tingidos, e as que tinha eram extremamente caras. Essa realidade mudou muito com o avanço da tecnologia, hoje é possível estudar o tipo de fio que são muitos, e cada um exige cuidados e tratamentos específicos.
Por isso, o shampoo deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de cabelo, e investir no shampoo certo vai te trazer muitos benefícios.
Quando você faz a análise da textura e das principais necessidades dos seus fios, você poderá escolher o shampoo que trará os melhores resultados para suas madeixas. Mas você sabe como essa análise é feita? Veja algumas dicas de como encontrar o shampoo ideal para seu tipo de cabelo.
Veja também: Cabelos coloridos: fotos e modelos para se inspirar.
Você precisa reconhecer a necessidade do fio
Para saber as necessidades que o fio precisa, é necessário analisar a textura, a forma e a espessura dos fios.
Geralmente os cabelos cacheados costumam ser mais frágeis, visto que o formato é espiralado o que não permite que a oleosidade natural consiga percorrer toda a extensão do fio.
Já os cabelos lisos costumam ser mais resistentes, visto que a oleosidade consegue percorrer de forma fácil toda a extensão do fio.
É por isso que pessoas com cabelo liso sofrem mais com a oleosidade. Vale lembrar que a necessidade do fio também pode variar de textura para textura. Quando um cabelo crespo é bem hidratado, que tem suas proteínas e nutrientes reposto com frequência, ele se torna muito mais forte do que os fios lisos que recebem apenas um cuidadinho básico com qualquer shampoo.
O investimento em um cronograma é a melhor maneira de descobrir o que seus fios andam precisando. No decorrer das três etapas o cabelo recebe diferentes estímulos e aquele ao qual ele responde melhor é o que deve ser reforçado.
Verifique os ingredientes
É de extrema importância conhecer os ingredientes dos produtos que usamos para os cuidados com o cabelo. Quando conhecemos os ingredientes sabemos quais deles são prejudiciais para a saúde dos fios.
Conhecer seu cabelo
Quando conhecemos nosso cabelo, fica bem mais fácil escolher o shampoo ideal.
Não é sobre conhecer apenas se ele é liso ou crespo, com frizz ou volumoso, é necessário identificar se há alguma outra característica especial a ser atendida pelas nossas madeixas. Veja o que devemos observar:
Cabelo fraco:
Para esse tipo de cabelo o ideal é usar shampoo para perda de cabelo que fortaleça os fios e folículos capilares. Os shampoos que tem em sua composição a cafeína e proteínas para crescimento são os indicados para cabelos frágeis.
Cabelo seco:
Geralmente os cabelos secos apresentam pontas duplas e são opacos, por isso, o recomendável é usar shampoos que proporcionem umidade, hidratação e maciez.
Cabelo oleoso:
Muitas pessoas que têm cabelo oleoso acreditam que eliminar toda a gordura produzida pelo couro cabeludo é o ideal. Porém, o ideal é apenas remover o excesso de oleosidade, pois nosso cabelo necessita necessita da oleosidade natural para se manter saudável. O shampoo ideal para esse tipo de cabelo é os que possuem em sua composição a aloe vera.
Cabelos tingidos:
As pessoas que possuem cabelo tingido precisam parar de fazer chapinha com urgência. Os shampoos ideais são aqueles que possuem grandes quantidades de vitaminas e minerais para nutrir o cabelo e dar mais brilho e vitalidade.
Cabelos finos:
Os cabelos finos são encontrados facilmente em pessoas com cabelos cacheados, mas também pessoas com cabelos lisos. Os fios finos e lisos tendem a ser mais oleosos, portanto, é necessário usar produtos de formulação translúcida e leve, dando preferência àqueles sem sulfato. Já o condicionador deve ser usado apenas nas pontas. Usar shampoo com queratina também vai ajudar bastante no alinhamento dos fios.
Cabelos finos e crespos:
As pessoas que possuem cabelos finos e crespos onde a oleosidade natural não consegue atingir o fio completamente, é importante usar shampoos com formulações nutritivas, à base de óleos naturais, como óleo de coco. É importante lembrar de evitar shampoos que usem sulfatos ou sal na sua formulação.
Cabelos ressecados:
São muitas as causas do ressecamento do seu cabelo, entre elas estão, uso frequente de chapinhas e outras ferramentas de calor, o uso frequente de produtos químicos, entre outros.
Com todos esses usos o cabelo acaba ficando danificado, opaco, sem vida e quebradiço.
O ressecamento se dá pela falta de umidade no cabelo. Isso o deixa muito mais exposto às agressões que causam a perda da massa capilar. Para combater esse problema, o shampoo usado deve ser rico em nutrientes e em queratina, que é a proteína presente na fibra capilar que dá força e elasticidade ao fio.
Cabelos mistos:
Os cabelos mistos parecem ser um grande problema, não é? Afinal, as pessoas ficam em dúvida sobre quais os produtos indicados e como limpar o couro cabeludo oleosos e, ao mesmo tempo, nutrir pontas ressecadas. A resposta está nos shampoos.
O indicado para tratar esse tipo de cabelo são os shampoos detox, que também costumam ter aparência translúcida e conseguem purificar o couro cabeludo e hidratar as pontas dos cabelos em uma única lavagem.