Dizem que o cabelo é a moldura do nosso rosto, por isso, deve ser bem cuidado. Mas, infelizmente, muitas pessoas não sabem qual produto usar no seu cabelo, o tipo de shampoo e condicionador ideal para cada tipo de cabelo.
Hoje vamos falar sobre os Cuidados para cabelos ressecados. Sabemos que quem tem cabelo ressecado precisa fazer hidratação capilar para dar mais um brilho e maciez. Uma ótima maneira de tratar o cabelo ressecado, é aliando a hidratação capilar com outros tratamentos e hábitos. Geralmente, as pessoas com cabelo ressecado sofrem com pontas duplas, opacidade, frizz e volume fora do controle.
Usar os produtos próprios para cabelo ressecado também é uma excelente opção para deixar seus fios mais saudáveis e brilhantes. Veja as principais características desse tipo de cabelo, como tratá-lo no dia a dia e os principais erros que agravam o ressecamento dos fios.
Veja também: Hidratação para cabelos em casa: 3 receitas poderosas.
Ressecamento dos fios
Essa é uma das principais características do cabelo seco, e isso ocorre porque as escamas da parte interna dos fios se abrem mais fácil, por isso, o cabelo fica mais exposto e também perde os nutrientes da hidratação.
Volume descontrolado
Geralmente, o cabelo seco possui um volume descontrolado, isso acontece por falta da oleosidade natural e da hidratação que interfere no volume excessivo.
Excesso de frizz
O excesso de frizz também acontece pela falta de hidratação no cabelo. Quando você hidrata bem o cabelo ressecado, a tendência é que os frizz fiquem mais controlados, assim como o volume.
Opacidade dos fios
Geralmente, o couro cabeludo produz pouco óleo, o que causa o ressecamento do cabelo e deixa sem brilho. O óleo em quantidades controladas é vantajoso para o cabelo, visto que hidrata e deixa mais sedoso. Por não produzir a quantidade de óleo suficiente para hidratar os fios, o cabelo se torna opaco e sem brilho.
Fios mais fracos e quebradiços
Pessoas com cabelo seco ou ressecado sofrem muito com a quebra dos fios, isso acontece porque ele perde muito nutrientes que são essenciais para manter a saúde capilar, eles são responsáveis por meio da força e elasticidade dos fios. E ao perder esses nutrientes, a tendência é que o cabelo fique frágil e quebre com mais facilidade.
Pontas duplas
geralmente, os cabelos ressecados ficam expostos, por não conter a oleosidade certa e também pela perda de nutrientes. Com isso, o cabelo fica com suas cutículas expostas. E devido a essa exposição, os fios acabam se abrindo e criando a tão famosa ponta dupla.
Cabelo seco e cabelo ressecado: qual a diferença?
Sempre gera uma grande confusão em nossa cabeça quando se trata de cabelo seco e cabelo ressecado. Muitas pessoas não sabem qual a diferença entre esses dois tipos de cabelo, por isso é comum que tenham muitas dúvidas. Agora você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o cabelo ressecado e o cabelo seco.
O cabelo seco é seco, já o cabelo ressecado está seco. Consequentemente, um cabelo oleoso poderá estar ressecado. Diversos componentes podem deixar um cabelo ressecado, como a falta de hidratação, o uso excessivo de secador ou chapinha e alguns tratamentos químicos.
Geralmente, o cabelo seco é seco naturalmente, já o cabelo ressecado está nesta condição por conta de alguns fatores externos.
Verifique alguns erros que podem deixar seu cabelo ainda mais seco
Se o seu cabelo é seco ou estar ressecado, algumas atitudes podem agravar ainda mais esta circunstância, por isso, você necessita prevenir esses erros.
Primeiro, não deixar a máscara agir no tempo recomendado é um dos erros de quem possui cabelo ressecado ou seco. Aplicar a máscara e tirá-la em poucos segundos não vai fazer nenhum efeito – a não ser que a embalagem estabeleça esse curto período de tempo, caso contrário você estará jogando fora seu tempo dinheiro.Para que a máscara haja e dê resultados, é necessário deixá-la agir o tempo indicado.
Exagerar nos procedimentos químicos
Quando você faz um procedimento químico, seus fios ficam mais frágeis, por isso, é necessário mantê-los bem hidratados, pois as cutículas ficam abertas e facilita o ressecamento. Uma forma para não danificar ainda mais seus fios, é manter um certo tempo sem usar produtos químicos, hidratar bem, e não usar chapinhas e secador com frequência.
Lavar o cabelo com bastante frequência
Sabemos que a oleosidade em excesso é ofensivo para os cabelos, porém, ela é fundamental para manter uma qualidade equilibrada. Quando uma pessoa que tem cabelos secos lava todos os dias, esta oleosidade natural é perdida, e a consequência disso é um cabelo mais seco. O indicado é lavar em dias alternados, porém, o intervalo entre uma lavagem e outra poderá ser bem maior.
Sempre que lavar o cabelo secar com secador
Os cabelos secos são bem mais frágeis,por isso, é bom ter mais cuidado com ele. O calor excessivo vai deixar seus fios ainda mais secos, quebradiços e frágeis, então, o recomendado é deixar seu cabelo secar naturalmente. Caso você não goste de deixar seu cabelo secar naturalmente, uma dica é usar o protetor térmico, isso vai diminuir os dados.
Dicas de como tratar o cabelo ressecado:
Para diminuir os efeitos do cabelo seco, é interessante manter os cuidados precisos. Um desses cuidados é usar produtos para cabelos ressecados. Veja outras dicas:
Fazer a nutrição capilar é uma excelente opção para diminuir o ressecamento dos seus fios, ele repõe o óleo e os nutrientes necessários. Já a hidratação devolve a água e vitaminas aos fios.
Usar de forma correta o shampoo, condicionador e outros produtos para cabelos ressecados também é uma forma de diminuir o aspecto de cabelo seco. Para um melhor resultado, é indicado deixar o produto agir no tempo certo, o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento dos fios e pontas do cabelo e deixar agir o tempo indicado.
Lavar o cabelo ressecado com água fria também é muito bom. A água fria não agrava o ressecamento dos seus cabelos, ela fecha as cutículas capilares e dá mais brilho ao cabelo, ao contrário da água quente, que é agressiva para o couro cabeludo e também para os fios.