Você busca por aprender mais sobre Finanças para mulheres? Como você sabe, a situação que as mulheres enfrentam quando se trata de bem-estar financeiro é terrível e deve ser abordada por todas nós.
Como é conhecido por todas, as diferenças de gênero na inclusão financeira têm efeitos de longo alcance na qualidade de vida e autonomia das mulheres, seus familiares e seus coletivos, colocando-as em risco de fragilidade financeira e pobreza, especialmente em tempos de crise.
Por isso, nós do portal Perfil Mulher, vamos abordar este mais sobre Finanças para mulheres.
Desigualdade financeira feminina
A desigualdade de renda começa no começo da vida profissional – vários estudos mostram que os homens possuem maior renda que a maioria das mulheres.
Uma renda baixa, juntamente com outros preconceitos sistêmicos, têm um efeito mais prejudicial sobre a capacidade das mulheres de acumular riqueza.
Enquanto em outros países há baixos níveis de dívida entre as mulheres, particularmente no caso de empréstimos estudantis, no Brasil a situação é exatamente o oposto. É bem conhecido que as mulheres têm uma proporção maior de endividamento do que os homens.
O patriarcado financeiro, se podemos assim defini-lo, é um termo usado para descrever a desigualdade de homens e mulheres no mundo financeiro.
Trata-se de questões financeiras como a diferença salarial entre homens e mulheres, o sexismo e outros fatores que dificultam o sucesso das finanças para mulheres.
Use seus recursos com sabedoria
Saber mais sobre finanças para mulheres é uma das maneiras mais importantes para se sentirem mais confiantes. Entender os fundamentos financeiros, como orçamento ou saldar dívidas, é o primeiro trampolim fundamental a ser conquistado.
Alguns dos princípios básicos financeiros que todos devem conhecer são:
- Orçamento: esta é a capacidade de criar um orçamento com base em receitas e despesas, fazer um balanço das necessidades e desejos, ajustar os hábitos de consumo e, em seguida, cumpri-lo.
- Poupança: importância de contribuir para uma conta poupança, particularmente um fundo de emergência para proteger contra desastres financeiros imprevistos. Isso também deve incluir contribuir ou aspirar a contribuir para um fundo de aposentadoria para planejamento futuro.
- Crédito: Saiba como gerenciar efetivamente cartões de crédito e empréstimos — incluindo conhecer os fatores que ajudam a aumentar a pontuação de crédito, o que, em última análise, permite opções de financiamento melhores e mais baratas.
- Dívida: Saiba como pagar cartão de crédito e dívida de empréstimo usando estratégias inteligentes.
- Seguro: proteger- se do risco por estar financeiramente preparado para o futuro. Isso inclui ter uma apólice de seguro atualizada, bem como uma vontade de gerenciar ativos de acordo com seus desejos.
- Tomada de decisão financeira: eduque-se sobre tópicos financeiros fazendo um curso de alfabetização financeira, marcando uma consulta com um consultor financeiro e colocando as habilidades que você desenvolveu em prática.
Torne-se mais audaciosa
Como as mulheres estão universalmente atrás dos homens na parte financeira, o que afeta sua capacidade de tomar decisões financeiras sólidas, participar do mercado de ações, planejar a aposentadoria e construir riqueza.
Além de tornar o investimento para as mulheres menos intimidante, mesmo que um valor mínimo de investimento pode melhorar a confiança da mulher no mercado. O segredo é começar aos poucos e também estudar sobre o mercado de ações.
Você também pode criar seu próprio negócio. Para isso, é importante observar o mercado e também facilitar os métodos de pagamento, por isso consulte sempre as melhores taxas de máquinas de cartão de crédito para autônomos.
Apoie sua comunidade local
Hoje, as pessoas são cada vez mais responsáveis por cuidar de suas próprias finanças.
Redução dos benefícios previdenciários apoiados pelo Estado, uma mudança nos benefícios previdenciários com base nas contribuições e fácil acesso ao crédito significa que as decisões financeiras que tomamos têm um efeito profundo em nossa qualidade de vida agora e no futuro.
Embora as empresas desempenhem um papel importante no treinamento de seus funcionários, elas também devem ser dispostas a se preparar para enfrentar o desafio.
Como empresas líderes em tecnologia estão adotando soluções pró-ativas para melhorar o bem-estar financeiro, como melhorar as condições de trabalho, é importante também promover melhores resultados financeiros para as mulheres.
Por que não começar a perguntar às mulheres no trabalho, na escola e em sua comunidade como elas podem melhorar as finanças?
Tenha sororidade
As mulheres são uma das poucas categorias de pessoas que, por sua própria natureza, têm um papel social específico e precisam de garantia de acesso a recursos, saúde e outros direitos sociais, incluindo a nossa proteção legal e jurídica
Isto pode significar uma reflexão sobre os privilégios e exigências das mulheres em todas as partes da sociedade. Também significa a inclusão da experiência da mulher em todas as partes da sociedade nos esforços do movimento financeiro.
Uma iniciativa para fechar a lacuna das é se associar a projetos sociais para apoiar mulheres negras, indígenas, latinas e outras mulheres de minorias e outras mulheres economicamente marginalizadas.
Conclusão
Estudar o lado financeiro oferece a chance de diminuir as disparidades entre homens e mulheres ao utilizar o crescente poder financeiro das mulheres para se alinhar com os objetivos e ações necessárias para construir um futuro sustentável para todas nós.
Para uma mulher, é importante estar ciente das responsabilidades financeiras. Afinal, nosso futuro também depende dos recursos que adquirimos.