Empreendedorismo feminino: A importância nos negócios

Você já parou para pensar sobre a importância do empreendedorismo feminino? Sem dúvida, o movimento tem provocado mudanças no mercado de trabalho.

Isso tornou possível às mulheres se tornarem líderes não apenas de suas equipes, mas também de sua própria trajetória profissional e pessoal.

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O Brasil é o lar de algumas das empresárias mais bem sucedidas do mundo, inspirando mais mulheres a assumirem posições de destaque no mundo dos negócios.

Neste artigo, mostraremos que o empreendedorismo feminino está em ascensão.

Afinal, o que é empreendedorismo feminino?

Empreendedorismo feminino

O movimento do empreendedorismo feminino envolve negócios dirigidos por uma ou mais mulheres. Também pode ser entendida como iniciativas de liderança feminina, incluindo mulheres em posições de liderança dentro das empresas.

O perfil empresarial não se restringe a pessoas que abrem seus próprios negócios, mas a pessoas que têm uma atitude focada em determinação, coragem e inovação.

Uma mudança de paradigma na capacidade de liderança das mulheres pode ser vista no empreendedorismo feminino, que vai além desta definição.

O empreendedorismo feminino está ganhando apoio de pessoas em todo o mundo.

Qual é o dia do empreendedorismo feminino?

O dia 19 de novembro foi estabelecido pelas Nações Unidas como o Dia do Empreendedorismo da Mulher. O objetivo é fortalecer o protagonismo feminino, atraindo a atenção mundial para o impacto econômico e social do movimento.

A UNU Mulheres, um braço da entidade que visa unir, fortalecer e expandir os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres, organiza o Dia do Empreendedorismo das Mulheres.

Há seis áreas prioritárias para diminuir a desigualdade de gênero:

  • A liderança e o envolvimento político das mulheres;
  • Capacitação para a economia;
  • A violência contra mulheres e meninas precisa parar;
  • Emergências humanitárias, assim como paz e segurança;
  • Há governança e planejamento;
  • Existem padrões para coisas globais e regionais.

Como surgiu o empreendedorismo?

Desde o início da história, a humanidade evoluiu devido às ações empreendedoras, e é provavelmente por isso que não há consenso sobre a origem do empreendedorismo.

O trabalho de civilizações antigas, como a egípcia, que culminou com a construção das pirâmides sem as máquinas e recursos tecnológicos que temos hoje, é algo que devemos lembrar.

O século XV foi marcado pelas descobertas feitas por pessoas com espírito empreendedor que nasceram em diferentes nações.  A pessoa responsável por este processo é um agente de transformação.

A importância do empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino contribui para a construção de uma sociedade mais justa ao gerar oportunidades de liderança para as mulheres.

Apenas uma pequena porcentagem das 500 maiores empresas do país tem posições de destaque.

Assumir seu próprio negócio pode ser uma forma de capacitação e ascensão a posições de liderança, com o potencial de mudar a realidade das empresárias.

Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino?

Estimular o empreendedorismo feminino é necessário porque a presença de mulheres em posições de liderança resulta em melhorias na sociedade, na economia e nas empresas.

Os impactos em cada um desses segmentos são detalhados abaixo.

Para a sociedade

No tópico anterior, dissemos que o empreendedorismo feminino desempenha um papel importante no estreitamento das oportunidades de progressão na carreira, tanto de homens quanto mulheres.

Essa é apenas uma das tendências que estão acontecendo. Não é por acaso que muitas mulheres procuram por máquinas de cartão para autônomos.

O movimento favorece a diversidade dos negócios no mundo, além de destacar as perspectivas inovadoras identificadas pelas empresárias.

Para a economia

Além disso, a inclusão de novas empresárias teria um impacto significativo sobre o PIB mundial.

De acordo com um estudo do Boston Consulting Group, fechar a lacuna de gênero em cargos executivos seniores poderia aumentar o PIB entre US$2,5 trilhões e US$5 trilhões.

Para as empresas

Há uma parte importante da estratégia da empresa para mulheres com comportamento empreendedor.

Como as mulheres são a maioria no Brasil, apostar na liderança feminina ajuda a aproveitar os talentos de toda a organização, bem como a estabelecer uma proximidade com a clientela da maioria das empresas.

De acordo com uma pesquisa feita pela Organização Internacional do Trabalho, as empresas que se preocupam com o impacto da diversidade de gênero na liderança têm funcionários mais engajados e maiores lucros.

Principais dados do empreendedorismo no Brasil

De acordo com um estudo realizado pela McKinsey em parceria com o Brasil no evento Silicon Valley, 39% da população economicamente ativa no Brasil tem sua própria empresa.

A taxa de empreendedorismo para a população entre 18 e 64 anos de idade já foi mostrada em uma pesquisa um ano antes.

No Brasil, quase 52 milhões de pessoas são responsáveis por seus próprios negócios, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com o apoio do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), do Sebrae e da Universidade Federal de Paran.

Segundo um relatório da MindMiners, 59% dos empreendedores brasileiros são homens, e 41 são mulheres.

A maioria das empresas opera tanto online quanto offline, enquanto outras 38% têm apenas uma presença física e 20% apenas online.

A principal motivação para iniciar uma empresa própria era ter mais liberdade e/ou independência, seguida de uma percepção de uma oportunidade.

Por frustração com o mercado de trabalho tradicional, bem como por necessidade, uma parcela significativa das pessoas também tenta deixar de ser empregada.

Dados do empreendedorismo feminino

Há 9,3 milhões de mulheres que dirigem uma empresa no Brasil, 45% das quais são chefes de família, ou seja, elas têm a principal renda em suas casas.

As mulheres são mais instruídas do que seus pares masculinos, mas seus negócios ganham menos dinheiro.

Para se ter uma idéia, os empresários brasileiros ganhavam uma renda média mensal de R$ 2.343, enquanto as mulheres empresárias ganhavam uma renda média mensal de R$ 1.831.

A maioria dos microempresários individuais no país são mulheres e se destacam em setores como beleza, moda e alimentação.

Quais são as maiores empreendedoras do Brasil?

É difícil escolher os negócios mais promissores concebidos por mulheres.

O Brasil tem sido colocado em evidência no universo do empreendedorismo por alguns líderes, como Luiza Helena Trajano e Camila Farani.

Na frente do prédio da revista Luiza, a empresária Luiza Helena Tranquilino começou sua carreira como balconista em uma empresa que pertencia a seus parentes desde a década de 1950.

Conclusão

Trouxemos dados, conceitos e histórias de empreendedorismo feminino, tanto dentro como fora do Brasil, ao longo deste artigo. Muitas mulheres estão assumindo a liderança e fazendo a diferença no mundo, criando negócios de impacto social e econômico.

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O movimento deve ser apoiado para diminuir as desigualdades de gênero e aumentar a diversidade, pois está crescendo.

 

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