Dieta específica auxilia no tratamento de doenças

Quando falamos a palavra dieta, logo vem à mente um prato de salada e alguém querendo emagrecer. Na verdade, dieta é toda alimentação que siga regras, seja ela feita para emagrecer, engordar ou evitar alguns problemas de saúde crônicos como diabetes ou pressão alta.

Nem toda dieta ou restrição alimentar serve para todos, uma vez que cada organismo é único e as necessidades nutricionais de cada pessoa devem ser levadas em conta quando a dieta é elaborada. Por isso é importante consultar um profissional nutricionista antes de parar de comer determinados alimentos ou passar a ingerir outros.

Quando utilizar dietas específicas?

Após traumas, acidentes, cirurgias ou mesmo em pacientes que apresentem doenças crônicas a alimentação deve ser analisada com cuidado, afim de trazer alimentos que ajudem a restabelecer a saúde do convalescente e evitar novos problemas.

Clique aqui e conheça o produto

No hospital é mais fácil seguir uma dieta específica mas em casa também é importante pensar nos alimentos que serão consumidos. Além da preocupação com a alimentação, praticar frequentemente exercícios físicos e manter hábitos de vida saudáveis são importantes para manter-se saudável.

Quando necessário, também é preciso buscar tratamentos médicos como a fisioterapia domiciliar, acupuntura ou reabilitação.

Quem possui problemas de saúde como gastrite, pressão alta e diabetes também deve se atentar à alimentação, uma vez que diversos alimentos podem agravar a situação e até mesmo fazer o paciente necessitar de medicamentos e internação.

Como elaborar a dieta?

Diversos pontos são analisados ao elaborar uma dieta específica. Alguns exames e análises podem ajudar o nutricionista a especificar quais nutrientes são mais importantes em cada caso. Alguns pontos analisados são:

Conheça Rosa Amazônica

  • Deficiência ou excesso de cálcio;
  • Pressão arterial;
  • Nível de açúcar no sangue;
  • Quantidade de gordura corporal;
  • Nível de vitaminas.

Com as informações corretas sobre o estado nutricional do paciente é possível elaborar uma dieta adequada a cada organismo e obter os melhores resultados com a mudança na alimentação.

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sobre - Políticas - Contato
© 2024 Perfil Mulher - Todos os direitos recervados.