O Colágeno é uma proteína de classe estrutural que faz parte das principais estruturais do organismo como cartilagem, articulações, tendões, músculo esquelético liso, unhas e pele.
Essa classe de proteínas denominada de Colágeno tipo 2 é formada pelo próprio organismo com o objetivo de dar elasticidade e firmeza nas estruturais que sobrem muito atrito como tendões, cartilagens e articulações.
O colágeno é sintetizado no organismo, começa na infância e é produzido até a fase adulta, no entanto, a idade faz com que a produção interna de colágen0 caia e consequentemente as estruturas começam a sentir essa falta de colágeno.
Estima-se que o colágeno pode chegar em até 30% de todas as proteínas no corpo. Por tanto, é esperado que seja importante a sua suplementação quando os seus níveis começam a diminuir no organismo.
A suplementação de colágeno pode começar a ser pensada a partir da fase adulta, pois é quando a concentração do colágeno começa a diminuir.
Essa diminuição na produção do colágeno ocorre porque na fase adulta o corpo passa a dar prioridade para fazer outros tipos de proteínas, que serão importantes para manutenção da saúde como a própria musculatura, dessa forma, os níveis de colágeno vão diminuindo. Este fato causa dores nas articulações, dores nos ossos. Outros sintomas vistos são:
- Cabelos quebradiços;
- Flacidez;
- Perda da elasticidade de pele;
- Rugas e linhas de expressão;
Outros sintomas mais sérios são;
- Diminuição na densidade dos ossos;
- Pode aumentar o risco de osteoporose e osteopenia;
- Falta de lubrificação nas articulações causando atrito e dor.
- Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.
O colágeno tipo II da Nutriblue é um suplemento que pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofrem com dores, desconfortos e diminuição da mobilidade nas articulações.
O colágeno tipo II serve para ajudar na manutenção das articulações e ser um coadjuvante para diminuir a inflamação, possibilitando o aumento da mobilidade e flexibilidade. Promove conforto e melhora a qualidade de vida em pessoas com casos de artrose, artrite reumatoide.
Atua também auxiliando na preservação da cartilagem articular, ao mesmo tempo em que estimula síntese de colágeno natural.
- Ajuda na manutenção da saúde das articulações;
- Melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações;
- Contribui no alívio da dor e inflamação nas articulações;
- Facilita a lubrificação articular;
- Ajuda o organismo a reconstruir a cartilagem articular;
- Auxilia na recuperação de lesões esportivas;
- Pode aumentar a velocidade de cura da cartilagem após fraturas;
- Beneficia pacientes com problemas autoimunes relacionados à articulação;
- Pode ser usado associado com outros ativos;
- 100% natural.
Colágeno tipo 2 emagrece?
Normalmente as pessoas tendem a similar que qualquer a suplementação tem sempre a finalidade do emagrecimento. A suplementação é feita para complementar e/ou suplementar algum nutriente que esteja em falta no organismo.
O Colágeno é uma proteína muito solicitada no organismo por conta de suas funções de proteção. Mas será que ela ajuda no emagrecimento?
A resposta é não. O emagrecimento é feito pela oxidação de gorduras (queima), o que possibilitará o seu emagrecimento é a dieta, treino, sono e outros pontos. No entanto, o colágeno pode indiretamente estar ligado com a perda de peso, isso porque estamos falando de uma proteína.
No geral, as proteínas estão ligadas à saciedade, ou seja, diminuição de apetite. Isso poderia estar auxiliando no controle da fome e dessa forma no emagrecimento, no entanto, a função do colágeno não seria prioritariamente essa, e sim exercer suas funções no organismo.
Como tomar colágeno tipo 2?
O colágeno tipo 2 tem eficácia comprovada através de estudos científicos. O suplemento da Nutriblue contém, além do colágeno, vitaminas indispensáveis para a reconstrução do colágeno e absorção do mesmo pelo organismo.
Recomenda-se ingerir 1 (uma) cápsula de colágeno tipo II Nutriblue 1 (uma) vez ao dia ou conforme orientação de nutricionista e/ou médico.
Referências
ADRIAENSSENS, Karl Alves. Suplementação de colágeno hidrolisado e seuimpacto no tratamento de osteoartrite e reumatoide: uma revisão da literatura. 2015. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/7155/1/21217389.pdf
DA SILVA, Daniele Rodrigues et al. Suplementação de colágeno e vitamina Dno tratamento da osteoporose e artrite reumatoide. Revista Interdisciplinar em Violência e Saúde, v. 3, n. 2, 2020. Disponível em:https://editoraverde.org/portal/revistas/index.php/revis/article/view/153
VARGAS, D. M.; AUDÍ, L.; CARRASCOSA, A. Peptídeos derivados docolágeno: novos marcadores bioquímicos do metabolismo ósseo. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 43, n. 4, p. 367-370, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000400016&script=sci_arttext&tlng=pt