As verrugas plantares também são popularmente chamadas de olho de peixe. Elas são duras, de crescimento granulado e geralmente aparecem na sola dos pés, nas áreas que sofrem maior pressão.
Esta pressão pode também causá-las por baixo de uma camada dura, grossa de pele (calo). Essas verrugas são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). O vírus entra no seu corpo através de pequenos cortes, rachaduras ou outros pontos fracos na parte inferior de seus pés.
A maioria das verrugas plantares não é um problema de saúde grave, mas podem causar desconforto ou dor, principalmente durante a prática de exercícios.
Verruga Plantar: sinais e sintomas
Os principais sinais e sintomas dos populares “olho de peixe” são:
- A lesão geralmente é pequena, carnuda, áspera de crescimento granulado, localizada na parte inferior do seu pé.
- Algumas verrugas tem “spots” sobre a pele, que são pontinhos pretos, que normalmente são chamados de sementes de verrugas, e na verdade são pequenos vasos de sangue coagulados.
- Dor ou sensibilidade ao caminhar ou ficar em pé.
Causas do olho de peixe (verruga plantar)
Existem mais de 100 tipos de HPV, mas apenas alguns causam verrugas em seus pés. Outros tipos de HPV são mais propensos a causar verrugas em outras áreas da pele ou nas membranas e mucosas.
Cada pessoa reage de maneira diferente ao HPV. A transmissão do vírus ao sistema imunológico muda em cada indivíduo. Nem todo mundo que entra em contato com ele se desenvolve verrugas.
O vírus não é facilmente transmitido pelo contato direto de uma pessoa para outra, mas prospera em ambientes quentes e úmidos.
Consequentemente, você pode contrair o vírus por andar descalço em torno de piscinas ou vestiários. Se o vírus se espalha a partir do primeiro local da infecção, mais verrugas podem aparecer.
O vírus também precisa ter um ponto de entrada para dentro da pele do pé, como rachaduras na pele seca; cortes ou arranhões; pele molhada, amolecida, frágil por estar na água por muito tempo, por exemplo (ficar muito tempo correndo com tênis molhado também).
Tratamentos
Se você notar esse tipo de verruga na sola dos seus pés, é bom ligar o alerta. Não são graves como já foi dito, mas eles podem incomodar bastante (e piorar se você não procurar um tratamento logo). Um dermatologista ou mesmo um podólogo poderá te indicar o melhor remédio ou procedimento a seguir.
E os tratamento naturais?
Existem ainda os tratamentos naturais para se fazer em casa, mas nas verrugas plantares eles dificilmente vão funcionar. Exceto por um tratamento!
Você pode tentar aplicar alho, fita adesiva, vinagre, bicarbonato de sódio, etc… e verá que não vai funcionar. Recentemente, houve uma descoberta muito interessante e muito útil para quem tem verrugas em qualquer parte do corpo.