Uma boa saúde bucal é o segredo para se obter dentes saudáveis e evitar doenças que possam prejudicar até mesmo o bem-estar geral do indivíduo. Devido a isso, é importante entender os principais cuidados que são necessários para manter uma qualidade de vida.
Entretanto, há diferenças na saúde bucal de homens e mulheres, em que é preciso atentar-se em cuidados específicos para cada gênero, no qual algumas situações podem ser diferentes, até mesmo em casos de cirurgia mandibular atm.
Caso queira entender as principais diferenças de homens e mulheres na saúde bucal, continue essa leitura e entenda!
Introdução: O que é saúde bucal?
A saúde bucal é uma forma de manter os dentes e gengivas saudáveis de uma maneira de conviver em sociedade da melhor forma.
Para assim, não ter desconfortos, como mau hálito, dores de dentes e complicações na gengiva, que prejudica toda a vida social.
Por que mulheres costumam procurar o dentista com mais frequência?
A maioria das mulheres se preocupam mais com a estética do que os homens. Sendo assim, a saúde entra nessa questão, fazendo com que elas busquem formas de estar se consultando com mais frequência em dentistas e médicos específicos.
Sabendo disso, tem crescido o uso de lente para dentes entre as pessoas, em que são mais frequentes em mulheres.
Homens x Mulheres: principais diferenças de cuidados com a saúde bucal?
Existem algumas diferenças nos cuidados com a saúde bucal entre os homens e as mulheres. Como falado anteriormente, elas têm mais dedicação em cuidar da estética e consequentemente da saúde.
Embora as mulheres sejam mais dedicadas a cuidar da saúde bucal, elas são as que mais estão predispostas a adquirir doenças bucais, devido:
- Anatomia;
- Estresse;
- Idade;
- Alterações hormonais.
O sorriso dos homens são mais largos, devido aos dentes e língua serem maiores do que das mulheres. Assim, eles tendem a gastar mais tempo com a higienização bucal diária.
Embora a rotina dos homens possa ser exaustiva, a das mulheres tende a ser ainda mais, o que leva ao surgimento do estresse, potencializando o aparecimento de doenças bucais, como a gengivite, por exemplo.
Com isso, pode-se ocorrer a retração gengival, causando sensibilidade e desconfortos. Dessa forma, a melhor opção de tratamento é buscar um dentista especialista em retração gengival.
A idade é um fator que afeta tanto os homens quanto as mulheres. Porém, entre elas, isso acaba sendo ainda mais forte, devido às alterações hormonais que ocorrem durante toda a vida por fatores, como:
- Primeira menstruação;
- Período menstrual;
- Gravidez;
- Menopausa.
Com o passar dos anos, os dentes e ossos no geral tendem a ficar mais frágeis, o que faz as doenças bucais aparecerem com mais facilidade. Isso acontece tanto com os homens quanto com as mulheres.
Entre as mulheres, as doenças bucais podem aparecer ainda mais devido às alterações hormonais que elas têm durante a vida, em que a gravidez é um período que leva a potencialização de doenças periodontais.
O que é um pré natal odontológico?
Todos sabem que o pré natal é imprescindível para uma gestante. Entretanto, o odontológico também é de grande importância, já que as alterações hormonais podem levar ao surgimento de doenças periodontais.
Basicamente, o pré natal odontológico visa avaliar a situação em que se encontra os dentes e gengivas da gestante, descartando problemas bucais e tratando- o adequadamente, caso ela apresente algum.
Os tratamentos odontológicos podem ser feitos no período da gravidez, porém é preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo, o uso de anestésico sem vasoconstritor.
Assim, muitos buscam saber quanto custa tratamento de canal que não apresente riscos à saúde.
Sabendo da importância do pré natal odontológico, é preciso estar fazendo a profilaxia dentária – limpeza profissional, pelo menos uma vez durante a gravidez para retirar o tártaro acumulado, evitando o aparecimento de doenças bucais.
Há diversas dúvidas se a gestante pode realizar o exame da radiografia panorâmica odontológica, e sim, pode, entretanto, é preciso usar um avental de proteção para evitar o contato com a radiação que pode prejudicar a saúde do feto.
Entendendo que não há problema em realizar o exame, muitas gestantes buscam a radiografia panorâmica valor acessível e de profissionais de qualidade para realizar ela, podendo identificar se há necessidade de procedimentos, caso haja uma doença bucal como cárie e pulpite.
Agora que sabe as principais diferenças entre homens e mulheres, o cuidado com a saúde bucal, não deixe de cuidar dos dentes, realizando consultas periódicas de 6 em 6 meses, evitando complicações com outras doenças.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.