Ao longo da vida, toda mulher já ouviu essas nomenclaturas que classificam desde pulseiras femininas até brincos grandes.
Joias, semijoias e bijuterias, mas, qual exatamente é a diferença entre elas? Muitas pessoas ficam confusas com tantas classificações e por vezes, nem sabem dizer qual estão levando para casa!
Mas, o grande problema é que isso interfere diretamente na qualidade do produto que por vezes pode até causar alergias e outras dermatites.
Por isso é sempre muito importante entender essas definições para não levar gato por lebre. Até mesmo, pela questão da precificação em si.
Então, se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!
Qual a Diferença Entre Joias, Semijoias e Bijuterias?
Como dito acima, o fator principal que diferencia cada uma delas é a sua qualidade, certo? Abaixo irei explicar melhor e dar exemplos de matérias-primas!
Joias:
As joias, sejam elas pulseira de perola, um brinco ou até mesmo uma gargantilha, são peças confeccionadas em materiais de extrema qualidade.
Ou seja, em metais nobres que compõe a totalidade da peça. Indo ao contrário dos famosos folheados ou banhados, aqui até o revestimento é feito daquele metal.
É o que chamamos de peça maciça ou pura e os tipos utilizados para fabricação de joias são:
- Mais conhecidos – ouro 24K, prata pura, platina e ródio;
- Menos comuns – paládio (cinza), irídio (branco), ósmio (azul-acinzentado) e rutênio (branco brilhante).
Portanto, de maneira resumida, as joias são onde todas as camadas de metal são nobres!
Mas, muitas pessoas acreditam que esses tipos de peças são aquelas que levam pedras preciosas ou pérolas verdadeiras em sua composição.
Apesar de você nunca encontrar nenhum desses componentes em uma semijoia ou bijuteria. Em joias, é possível encontrar sim ornamentações com zircônias.
Pode ser um pouco mais difícil, já que em geral elas são acompanhadas de materiais valiosos, mas, é sempre possível achar!
Semijoias:
Portanto, logo abaixo da joia encontramos a classificação de semijoias que é por vezes conhecidas ainda como peças:
- Folheadas;
- Banhadas.
Ou seja, são peças que possuem um revestimento em metal menos nobre. Tais como o cobre, alumínio, titânio, zinco, estanho e níquel.
Mas, que na parte exterior são banhados por metais nobres como aqueles mencionados acima!
A variação do banho vai de fabricante para fabricante e isso influencia no preço. Uma vez que, algumas peças possuem uma camada bem fina.
Já outras podem ser um pouco mais espessas, conferindo uma maior durabilidade e qualidade ao produto!
Para aquelas entre 8 a 10 mm de espessura a qualidade é considerada elevada!
Na Joias em Foco você encontra diversas opções de semijoias. Como, por exemplo, o pingente menino que é um clássico a preço acessível para quem deseja representar o seu amor!
Bijuterias:
Por fim, temos o acessório mais acessível de todos e que toda mulher já comprou diversos ao longo da vida até atentar para duas coisas importantíssimas:
● Qualidade vs. bem-estar;
● Durabilidade do produto.
Lembra quando falamos acima do pingente menino? Ele é comumente fabricado como semijoia, pois, permite que quem o use faça isso diariamente sem danos físicos e materiais!
Ou seja, evitando as alergias e dermatites, bem como, perda da peça de baixa qualidade.
Algo que comumente acontece com elas é ficarem pretas (ou rosadas) com o tempo ou pelo suor. Enquanto alguns até mesmo descascam.
Isso porque a bijuteria é composta apenas por metais menos nobres, sem nenhum banho em sua camada externa.
Então, Como Escolher Meu Acessório?
A primeira coisa que você precisa estar atenta é a utilização de um metal não nobre em questão, sendo ele:
Níquel: quem costuma utilizar peças “puras” com esse material pode sofrer com diversas irritações na pele, como alergias e dermatites. Além disso, semijoias feitas com ela também podem causar esse mal mesmo que tenha um banho externo de material nobre, então, evite-o!
Portanto, sempre procure por peças free níquel ou livres de níquel ao comprar até mesmo bijuterias. Caso você não tenha certeza da procedência, evite a compra – especialmente para crianças.
A segunda coisa a considerar na escolha do acessório é o que você espera dela, por exemplo:
- Peças temporárias: são aquelas que você quer comprar apenas por tendência e depois “descartá-las” quando sair de moda, o ideal aqui são bijuterias;
- Para o dia-a-dia: o mais ideal são semijoias que tem um preço acessível e qualidade elevada;
- Para a vida: opte pelas joias que irão trazer qualidade e durabilidade para a peça, seja ao ser utilizada diariamente (peças simples) ou em ocasiões especiais (peças trabalhadas).
Conclusão
Em resumo, a diferença entre joias, semijoias e bijuterias está na qualidade do metal utilizado ou de sua mistura!
Pensando na praticidade, vale a pena procurar por uma joalheria online confiável, para fazer compras pela internet e receber em casa.
Por isso não deixe de visitar a Joias em Foco. Lá você encontra semijoias de qualidade a preços acessíveis para compor os seus looks em ocasiões especiais ou para o dia-a-dia.
Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com as suas amigas.