Pão integral, light ou com grãos?

Será que o pão integral é mesmo o melhor para se consumir? E o light? E aqueles com grãos? Tire suas dúvidas aqui.

Existe uma variedade de pães para um café da manhã saudável. Pão integral, com iogurte, com canela, centeio, pão preto, e muitos outros. Mas qual é o melhor para a saúde?

O pão é um alimento importantíssimo na alimentação e não pode simplesmente ser retirado de seu cardápio. Ele é fonte de carboidratos, proteína e também de fibras (dependendo do pão).

Ele pode fazer parte sim de uma alimentação saudável!

Pão integral ou pão francês?

Algumas dietas recomendam a retirada completa do pão da alimentação, mas não é o ideal. O tradicional pão francês e pães doces devem sim ser substituídos por outros mais saudáveis como o pão integral.

E mesmo para quem não gosta do pão integral, existem várias alternativas. Muitos pães ainda garantem benefícios variados, de acordo com os ingredientes utilizados.

Quer saber que benefícios são esses e qual seria então o melhor pão pra você? Preparamos a seguir uma lista descrevendo os principais pães saudáveis encontrados nos mercados.

Pão saudável? Qual escolho?

Na lista abaixo você vai ver os tipos de pães mais encontrados e os benefícios de cada um:

  • Pão de centeio – O farelo do centeio reduz o risco de câncer, é fonte de fibra insolúvel, que colabora com o bom funcionamento do intestino.
  • Pão com aveia – Na aveia você encontra uma substância chamada beta-glucana, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.
  • Pão com linhaça – Possui ômega-3, poderoso antioxidante e também uma propriedade chamada lignana, que está relacionada com um melhor controle dos sintomas da TPM, além de ajudar no equilíbrio hormonal feminino.
  • Pão preto – Como possui açúcar na composição, os diabéticos devem tomar cuidado. Ele tem essa coloração mais escura devido a caramelização do açúcar.
  • Pão light – Tem redução de 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.
  • Pão 7, 9 e 12 grãos – Possui grãos variados, de tipos diferentes. O pão de 7 grãos, apesar de ter menor quantidade comparado ao de 9, 12 grãos, a quantidade em si de fibras pode ser maior.
  • Pão integral – É feito com a farinha integral, fonte de fibras.

O Pão Integral tem mais calorias que o Pão Light, mas contém muitos ingredientes benéficos para a saúde e dá uma sensação de saciedade maior, favorecendo quem pretende emagrecer.

Fique sempre atenta ao rótulo do produto. Veja a quantidade de açúcar, sódio e calorias. Os pães com menor quantidade de sódio e sem gordura trans são as melhores opções.

Veja também esse artigo em formato de vídeo:

Vale a pena ficar atenta ao tipo de pão que for consumir, seja porque está seguindo uma dieta para emagrecer ou apenas cuidando da saúde!

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