Drenagem linfática: O que é e como investir

A drenagem linfática manual é uma massagem de corpo inteiro que remova o excesso de líquidos e toxinas do corpo. Assim, ao mesmo tempo, facilita o tratamento da celulite, edema ou drenagem linfática. e é amplamente utilizado em cirurgia principalmente no pós-operatório.

A drenagem linfática não causa perda de peso porque não elimina a gordura. Entretanto, reduz a quantidade porque remove fluidos que causam inchaço no corpo.

Clique aqui e conheça Happy Hair

Esta massagem deve ser feita sempre na direção dos gânglios linfáticos, aplicando pressão na pele com a mão. Pois com muita pressão tem a possibilidade de inibir a circulação linfática e afetar o efeito, por isso é recomendado fazer com um profissional habilitado.

A drenagem pode ser realizada de 1 a 5 vezes por semana uma clínica de estética em Pinheiros (ou no local mais próximo de sua residência) conforme a necessidade e, após avaliação inicial, o número de sessões deve ser prescrita pelo terapeuta que realiza o procedimento.

Veja também: Como acabar com as estrias: super tratamento caseiro.

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática se trata de uma técnica de massagem projetada para estimular o sistema linfático — uma rede complexa de vasos que tem o papel de mover fluidos pelo corpo — a trabalhar mais rapidamente. Além disso, como já falamos técnica é manual.

Os principais benefícios desse método incluem reduzir a retenção de líquidos, ativar a circulação sanguínea, combater a celulite e até relaxar o corpo. No entanto, para entender melhor como ela funciona, é crucial entender as estruturas, linfa e os gânglios linfáticos que compõem esse sistema.

O sistema linfático é o terceiro sistema circulatório, além das artérias e veias, e a linfa é o fluido que circula através de uma rede de vasos linfáticos. A linfa, como o sangue, sofre troca metabólica com as células e é então coletada pelos vasos sanguíneos do sistema linfático e devolvida aos gânglios.

No entanto, no caso dos gânglios linfáticos, ou gânglios linfonodos, são encontrados em no corpo inteiro. Eles se tratam de uma parte importante do sistema imunológico. Portantp, a sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater bactérias, infecções e outras substâncias estranhas. Para eles, o fluido linfático coletado dos vasos sanguíneos é direcionado para ser filtrado.

Veja a seguir algumas das áreas mais comuns de sentir os linfonodos através da palpação:

  • Abaixo da mandíbula e do queixo;
  • Atrás das orelhas;
  • Axila;
  • Virilha;
  • Na parte posterior da cabeça;
  • Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço).

Veja também: Como tirar mau cheiro das axilas (Bromidrose).

Qual a função da drenagem linfática?

A função da drenagem linfática é remover o fluido linfático que se acumula entre as células. Que, no entanto, pode ter como causa, o atraso na produção de fluido linfático em uma pessoa ou dificuldade na captação celular. Com essa estimulação, é possível diminuir o inchaço e proporcionar melhoria da celulite.

O procedimento também proporciona melhoria a circulação geral, relaxa o corpo e pode combater discretamente a celulite localizada — visto que a massagem aumenta o metabolismo nessa área.

O transporte de gorduras — em especial na forma de triglicerídeos — e vitaminas acontece por meio da linfa intestinal e flui para o fígado para ser metabolizado. Para, com isso, entregar nutrientes e volume sanguíneo ao sistema circulatório de forma equilibrada.

Portanto, quando acontece a melhora na circulação linfática, a oxigenação dos tecidos do corpo também aumenta, melhorando a aparência da celulite e da gordura localizada.

Mas não se engane, a drenagem linfática não emagrece sozinha! Ajudará a reduzir medidas eliminando o inchaço e eliminando as toxinas do corpo. Mas, para resultados mais efetivos, é necessário abordar hábitos saudáveis ​​como alimentação balanceada e atividade física.

Quais os principais benefícios da drenagem linfática?

O procedimento da drenagem linfática oferece aos pacientes uma série de benefícios. No entanto, entre eles, podemos citar os seguintes como os principais:

  • Tem capacidade de aumentar a oxigenação dos tecidos;
  • Promove a eliminação de toxinas e metabólitos;
  • Aumenta a absorção de nutrientes através do trato digestivo;
  • É capaz de melhorar as condições de absorção intestinal;
  • Reduz a retenção de líquidos;
  • É capaz de estimular o sistema imunológico;
  • Ideal para pernas pesadas;
  • Recomendada durante a gravidez;
  • Pode reduzir edemas;
  • Tem capacidade de promover relaxamento e bem-estar.

Como funciona o processo de aplicação da drenagem linfática?

Para ser eficaz, a drenagem linfática deve seguir o trajeto dos vasos linfáticos até os linfonodos. No entanto, quando feito manualmente, a aplicação da técnica acontece com movimentos leves e há pressão em bracelete.

De acordo com a consultora de estética, cada área do corpo exite um tipo de movimento, sempre terminando em um determinado linfonodo. Nas pernas, é necessário a realização de movimentos ascendentes: começando na perna até a fossa poplítea (parte de trás do joelho), começando da coxa até a virilha.

No entanto, no abdômen, a massagem deve ser aplicada até a virilha. Por fim, nos braços e no tórax, os movimentos devem acontecer até as axilas.

A drenagem linfática também pode ser feita na face, sempre em direção aos gânglios linfáticos, neste caso a partir do pescoço. Por fim, o couro cabeludo também pode ser massageado parcialmente, em especial em dois pontos: na metade superior do crânio cm movimentos até um pouco mais abaixo das têmporas.

Existe contraindicação para a drenagem linfática?

A drenagem linfática é contraindicada em indivíduos com infecção porque as células infectadas podem cair no sistema linfático e se espalhar com mais facilidade por todo o corpo. O tratamento também deve ser evitado em pacientes com riscos vasculares, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada.

Para quem faz quimioterapia com alguns medicamentos específicos também existe contraindicação. Pois, os remanescentes tumorais de células cancerígenas podem ficar presos nos gânglios linfáticos e metatetizar para outros órgãos do corpo.

Não exite exigência de receita médica para realizar a drenagem linfática, mas existe a recomendação de fazer uma consulta com um dermatologista para confirmar que a técnica atende suas necessidades e se oferece eficácia.

Quais os resultados da drenagem linfática?

Como resultado, podemos citar os benefícios gerais da drenagem linfática. Como, por exemplo, a melhora do inchaço (edema), podem ser sentidos de forma imediata. No caso da celulite, o resultado depende de muitos fatores. Como, por exemplo, alimentação, tabagismo, estresse e grau de celulite, começando pela mudança de hábitos que levam à retenção de líquidos.

Clique aqui e conheça o produto

Em casos mais avançados, são necessárias aplicações de sessões de drenagem linfática para que os resultados sejam mais evidentes.

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sobre - Políticas - Contato
© 2024 Perfil Mulher - Todos os direitos recervados.